Modulação am
ALUNOS: Menrenx Barbosa Eufrázio de Oliveira MATRÍCULA: 200722204 Vitor Hugo Bezerra de Medeiros MATRÍCULA: 200622110 OBJETIVOS DA EXPERIÊNCIA:
Na prática da aula laboratorial de comunicações teremos a oportunidade de montar um circuito elétrico que funcionará como um modulador AM-DSB que, a partir dos resultados teóricos, verificaremos a veracidade de informações. Serão feitas medições no domínio do tempo e da frequência e, além disso, perceberemos a eficiência do circuito.
MATERIAL UTILIZADO:
Foram usados na experiência os seguintes materiais: - Componentes Eletrônicos: Dois resistores de 220 ; Um resistor de 10 K; Um resistor de 100 K; Um resistor de 47 ;
Capacitor de 130 nF (120nF//10nF); Um Indutor de 19,7 μH (montado em laboratório); Diodo 1N4148. Equipamentos: Protoboard; Osciloscópio (com cabos e fios); Dois geradores de função.
PARTE EXPERIMENTAL:
Inicialmente, montamos o circuito na placa de protoboard a partir do tutorial disponibilizado pelo docente e, então, injetamos uma onda senoidal de 5KHz de frequência e 2V de amplitude como sinal modulante em(t) e uma onda senoidal de 80 KHz de frequência e 3V de amplitude como portadora e0(t). Estas ondas senoidais são oriundas dos geradores de função. Abaixo, encontra-se o circuito pelo qual a experiência foi baseada.
Figura 1 – Circuito Modulador AM-DSB
Iniciaremos nossos procedimentos através de três pontos descritos
na figura anterior (1, 2 e 3). Tomando-se como referência os sinais inerentes a estes pontos, medimos as amplitudes neles contidas no domínio do tempo e da frequência. Para que pudéssemos visualizar o sinal no domínio da frequência, usamos a função FFT do osciloscópio. Primeiramente observado o ponto 1, obtivemos, no domínio do tempo, a soma dos sinais modulante (Em.cosWmt) e portadora (Ec.cosWct). Com isso, observamos a seguinte relação: Vin = Em.cosWmt +