ETAPA 1 Atps F Sica II
Aula-tema: Leis de Newton.
PASSO 1
Entre os elevadores recomendados para utilização em edifícios residenciais estão: elevadores elétricos de passageiros, elevadores hidráulicos de passageiros, elevadores para transporte de pessoa portadora de deficiência, elevadores de passageiros e monta-cargas (Guias para carros e contrapesos – Perfil T). Suas características que as diferenciam de elevadores próprios para cargas são a necessidade de oferecer segurança e conforto aos “passageiros” a partir as variáveis de risco como: percurso, velocidade, capacidade, qualidades do piso, fechamento de portas, ruído, área de cabina e eventuais falhas que possam criar risco de vida.
PASSO 2
Para o funcionamento adequado e seguro de um elevador para transporte de pessoas podemos citar: um motor elétrico, que faz o sobre e desce, um o contrapeso por meio de um sistema de polias e engrenagens, cabos de aço ligados à cabine e ao contrapeso num conjunto que inclui também uma polia para evitar desgaste de material. Se caso os cabos de aço se romperem, freios de emergência são acionados automaticamente, As portas abrem ou fecham devido a um sistema de pequeno motor, que pode ter sensores infravermelhos para o fechamento e abertura segura e até identificação de limite de peso ultrapassado. No poço do elevador há amortecimento com molas para evitar que a cabinas atinja com força no chão, desde que a queda não seja de mais de dois andares.
PASSO 3
As normas servem de guias que definem requisitos de segurança para construção e instalação dos elevadores, em seus diversos seguimentos:
NM 207:1999 – Elevadores elétricos de passageiros
NM 267:2002 - Elevadores hidráulicos de passageiros.
NBR 313:2007 – Elevadores para transporte de pessoa portadora de deficiência.
NM 196:1999 – Elevadores de passageiros e monta-cargas – Guias para carrosecontrapesos – Perfil T
A NBR 5565:2010trata sobre oCálculo de tráfego nos elevadores e para este cálculo devem ser levados em conta alguns