SISTEMA DECAPAGEM
ETEP Faculdades
TCC
SISTEMA DE DECAPAGEM QUIMICA POR IMERSÃO
Valmir Donizetti de Morais
Prontuário: 050525
São José dos Campos
2010
Pesquisa para implantação de uma linha de decapagem quimica
1- Introdução:
Um dos principais problemas das empresas do setor de pintura é a necessidade de retrabalho das peças. Os processos convencionais para esses fins tem custo elevado e prejudicam a rugosidade e superfície das peças. Além disso, dependendo das dimensões e geometria e da natureza do material, o processo de jateamento não é eficaz, impossibilitando o retrabalho das peças.
Devido ao aumento de peças com falhas de pintura, em um sistema de pintura por eletrodeposição catódica (KTL) E-coat, e pintura líquida, optei em fazer um estudo para implantar um sistema de retrabalho rápido e de alta produtividade para atender o mercado.
Processo de decapagem por ácido sulfúrico:
Decapar significa remover qualquer camada depositada numa superfície metálica, neste caso em especifico, a remoção da camada de oxidação. Para isso é utilizado um ácido que pode ser: ácido clorídrico (muriático), ácido sulfúrico ou ácido fosfórico.
Geralmente, é utilizado ácido sulfúrico como decapante, e o banho trabalha numa concentração de 4 a 6%. Uma linha de decapagem normalmente é constituída por 4 tanques; Um desengraxante, um ácido e um banho neutralizador, todos seguidos por enxágüe com água seguindo-se duas fases de lavagem, por imersão e por aspersão. Além disso, há o secador, mantido em temperatura elevada para proporcionar a secagem completa das peças. O banho neutralizador tem por função neutralizar, através do óxido de sódio presente no carbonato de sódio , quaisquer íons que possam formar oxidação da chapa. Este banho encontra-se a uma temperatura de 40 – 60ºC.
Lavagem: Este processo consiste em lavar as peças retirando todas as impurezas provenientes do tanque de