Pirâmide invertida
Conceito da pirâmide invertida:
Tipo de redação jornalística que privilegia a disposição das informações desenvolvidas com dados, explicações e citações em ordem decrescente de interesse. Assim, os fatos mais interessantes são utilizados para abrir o texto jornalístico, enquanto as de menor relevância aparecem na sequência. Com este formato, os dados são facilmente assimilados porque o escritor se preocupa apenas em incluir o número máximo de detalhes, negligenciando outros valores como a narrativa de discussão.
Case online Capricho
Com base no texto “Da pirâmide invertida para Hipertexto: rumo a novas normas de escrever para a mídia digital” quando tratamos de mídias digitais, entendemos a importância em integrar o conceito de pirâmide invertida com o uso adequado do hipertexto, pois seguindo o contexto da informação de maneira coerente e ordenada, permite que se amplie o desenvolvimento das informações estruturais.
Percebemos que a versão online da Capricho divide a informação em vários blocos por meio dos seguintes canais virtuais:
Blogs: Aproximadamente 77 blogs segmentados por diversos assuntos de seu público de interesse.
Principais redes sociais:
Orkut: Aproximadamente 294.760 membros
Youtube: Aproximadamente 3.999 inscritos - TV Capricho
Twitter: Aproximadamente 727.909 seguidores
Facebook: Aproximadamente 111.130 seguidores
De acordo com o interesse de cada leitor, a Capricho fez o processo inverso: enquanto muitos meios de comunicação migram de maneira tímida para as mídias digitais, ela identificou a necessidade de seu público, grande parte usuários de internet, adequando-se as sua linguagem, dividindo a informação em grupos e criando conteúdos específicos para cada público de interesse.
Vimos também que ela utiliza de maneira coerente os recursos de hipertexto, onde o leitor além de interagir com a informação, em alguns casos colaborando com a construção do conteúdo, é direcionado a informações que complementam e aprofundam