Piramides ecologicas
1-Introdução
2-As pirâmides ecológicas
3- Pirâmides de números
4- Pirâmides de biomassa
5- Pirâmides de energia
6- Conclusão
2- As pirâmides ecológicas
Representam-se as relações de transferência de energia entre níveis tróficos por diagramas conhecidos por pirâmides ecológicas.
Falamos em transferência de energia, pois quando um ser vivo se alimenta de outro, está captando matéria orgânica que será transformada em energia, principalmente pelo processo de respiração. Entretanto, parte dessa energia é dissipada para o ambiente sob a forma de calor e não é reaproveitada, não ficando disponível para o nível trófico seguinte. Outra parte da energia é usada pelo organismo na manutenção de suas funções vitais e outra, ainda, fica armazenada em seu corpo sob a forma de matéria orgânica, essa sim disponível para outro nível trófico.
3- Pirâmide de números
Relaciona o número de indivíduos para cada nível trófico. Apesar de receber o nome de "pirâmide", o diagrama de números nem sempre adquire esse formato.
Considerando-se uma cadeia alimentar aquática: algas - microcrustáceos -peixes - garças, verifica-se que muitas algas são necessárias para alimentar um microcrustáceo; diversos microcrustáceos alimentam um peixe e uma garça precisa de muitos peixes para matar a fome. Desse modo, a quantidade de organismos diminui em cada nível tráfico, a partir dos autótrofos.
Podemos representar as pirâmides ecológicas de números de duas maneiras: direta (base maior) e invertida (base menor).
A base é menor na pirâmide invertida, porque o produtor é de grande porte. Nesse caso, uma árvore pode fornecer grandes quantidades de alimentos para os níveis tráficos seguintes.
4- Pirâmide de biomassa
Representa a quantidade de matéria orgânica em cada nível trófico, por unidade de área ou volume em um determinado momento. Assim como a pirâmide de números, a pirâmide de biomassa também pode apresentar variações no formato.
Assim como as de números, as