piramides ecologicas
Ciclos biogequimicos
Populações
Pirâmides ecológicas: Quantificando os
Ecossistemas
Pirâmide de números
Representa a quantidade de indivíduos em cada nível trófico da cadeia alimentar proporcionalmente à quantidade necessária para a dieta de cada um desses.
Pirâmide de biomassa
Pirâmide de energia
A energia solar captada
pelos produtores vai-se dissipando ao longo das cadeias alimentares sob a forma de calor, uma energia que não é utilizável pelos seres vivos. À medida que esta energia é dissipada pelo ecossistema, ocorre uma permanente compensação com a utilização de energia solar fixada pelos produtores, passando depois através de todos os outros elementos vivos do ecossistema.
Os Ciclos Biogeoquímicos
O trajeto das substâncias do ambiente
abiótico para o mundo dos seres vivos e o seu retorno ao mundo abiótico completam o que chamamos de ciclo biogeoquímico. O termo é derivado do fato de que há um movimento cíclico de elementos que formam os organismos vivos e o ambiente geológico, onde intervêm mudanças químicas. Em qualquer ecossistema existem tais ciclos.
Ciclo do Nitrogênio
Ciclo da Água
Ciclo do Oxigênio
Ciclo do Fósforo
Ciclo do Cálcio
Ciclo do Carbono
Ciclo do Enxofre
Dinâmica das populações
As populações possuem diversas
características próprias, mensuráveis. Cada membro de uma população pode nascer, crescer e morrer, mas somente uma população como um todo possui taxas de natalidade e de crescimento específicas, além de possuir um padrão de dispersão no tempo e no espaço.
Curvas de crescimento
Curva J
Fatores que regulam o crescimento populacional Fatores dependentes da densidade A espécie humana e a capacidade limite
O crescimento populacional da espécie
humana ocorreu de maneira explosiva nos últimos séculos. Cerca de 500 milhões de pessoas habitavam a Terra em 1650. No intervalo de dois séculos, o