Resumo: O que é Cinema?
Livro: COSTA, Antonio. Compreender o cinema. São Paulo: Globo. 2003. Pag. 21-40.
O que é cinema?
Instituição, dispositivo, linguagem.
A indústria cinematográfica ou instituição, tem antes de tudo a ver com economia,ideologia,desejo,imaginário e com o simbólico. Insiste nos jogos de identificação e nos complexos mecanismos que regulam o funcionamento de nossa psique, de nosso inconsciente.
Uma vez que os poderes da instituição cinematográfica, que se reforçam desse modo, “produzem desejos que no espectador, não são superficiais nem momentâneos”, vivemos cada situação que o filme nos apresenta como “um estabelecimento de compromisso entre um certo grau de satisfação das pulsões e um certo grau de conservação das defesas, portanto de afastamento da angústia.” (Metz,1972, 286-7)
O cinema pode ser visto como um dispositivo de representação, com seus mecanismos e sua organização dos espaços e dos papéis. É um dispositivo também no sentido de determinar papéis, por exemplo, o papel do espectador que, identificando-se com a câmera e cooperando ativamente de muitas outras maneiras, contribui para a produção dos efeitos de sentidos previstos pela estratégia do diretor – narrador.
Cinema é uma linguagem, que tem parentesco com a literatura, possuindo em comum o uso da palavra das personagens e a finalidade de contar histórias.
Diversas formas de abordar o cinema
Sobre cinema podemos dizer muitas coisas: que é técnica, indústria, arte, espetáculo, divertimento, cultura. Depende de qual ponto de vista consideramos. Cada um deles é igualmente fundamentado e não pode ser negligenciado. O cinema é aquilo que se decide que ele seja numa sociedade, num determinado período histórico, num certo estágio de seu desenvolvimento, numa determinada conjuntura político-cultural ou num determinado grupo social.
Cinema e História
O cinema não é apenas um importante meio de comunicação, expressão e espetáculo, que teve seu início e contínua evolução, mas mantém relações