Responsabilidade Social Empresarial e Satisfação no Trabalho
Resumo O presente trabalho efectuado no âmbito da Unidade Curricular de Psicologia do Trabalho e das Organizações, tem como objectivo perceber se os trabalhadores de uma empresa específica (Hospital), e de uma categoria profissional específica(Administrativos) contribuem para uma maior percepção da responsabilidade da sua organização e se têm mais satisfação no trabalho. Para tal, aplicou-se questionários a 40 sujeitos de uma empresa, embora só 19 se tenham disponibilizado para responder e desses apenas 17 são válidos, sendo 2 do sexo masculino e 14 do sexo feminino e 1 que se recusou a responder. Deste modo, a partir da correlação obtida, verificou-se que não existe correlação entre satisfação no trabalho e responsabilidade social, visto que é muito fraco.
Palavras-chave: organização; responsabilidade social; satisfação no trabalho
Responsabilidade Social Empresarial
Este trabalhotem como objectivo compreender se numa determinada organização, os funcionários, de uma determinada categoria profissional, comopercepcionam a responsabilidade social empresarial e se têm maior satisfação no seu trabalho e, quais as suas ações para a concretização de tal objetivo.
A responsabilidade começou a ser integrada nas organizações com o início da luta pela igualdade entre os géneros, pelos valores e pelas atitudes que contribuíram para novas práticas nas empresas (Monteiro, citado por Marques & Teixeira, 2008). Numa organização não só se deve desenvolver interesses coletivos como adotar comportamentos socialmente responsáveis (AECA, citado por Marques & Teixeira, 2008), de forma a desenvolver oportunidades e evitar riscos (Marques & Teixeira, 2008).
Uma organização socialmente responsável para aumentar o seu potencial deve atuar de forma responsável, contribuindo para o aumento da competitividade (Neto & Froes, citado por Pontes &Possamai, 2002). Para isso, a empresa tem de