Piramide organizacional invertida
Texto Base: 2º Reis-22.0-1:20
INTRODUÇÃO
1. O texto básico mostra uma situação semelhante do povo de Israel no tempo do rei Josias à situação da Igreja por ocasião da Reforma Religiosa do Século XVI. O desprezo à Palavra de Deus causou terríveis desvios do povo na doutrina, na conduta e no culto. Em ambas as situações históricas, a volta à Palavra foi o ponto de partida para uma reforma que restaurou os valores da fé, valores estes fundamentados na revelação divina.
2. As experiências do povo de Deus narradas nas Escrituras Sagradas, bem como o conhecimento da História da Igreja depois do livro de Atos dos Apóstolos, mostram sucessivos movimentos de avivamento e reforma. A igreja, como corpo vivo de Cristo, reage para expulsar corpos estranhos que se infiltraram nela durante a sua peregrinação histórica. Como aconteceu no tempo de Josias e de Lutero, a redescoberta da Palavra sempre é decisiva para a libertação de pecados que desonram a Deus e que empanam o brilho do testemunho da igreja no mundo.
3. Durante o mês de outubro vamos refletir sobre o tema avivamento e reforma, tendo em vista a celebração dos 490 anos que se passaram desde que Lutero afixou as 95 teses na porta da Igreja de Wittenberg, dando início a este movimento que nos alcançou e no qual estamos envolvidos. Vamos começar refletindo sobre a importância da Palavra no avivamento e na reforma. Tendo isto em mente que lições podemos aprender de 2 Reis 22.1-20?
É PRECISO REDESCOBRIR A PALAVRA
1. Apesar do crescimento da igreja evangélica no Brasil, tem havido sérios desvios na doutrina, no comportamento e na conduta. Temos informações seguras de que em alguns estabelecimentos comerciais, em certas cidades do País, os pastores evangélicos não têm crédito. Muitos problemas que afligem pessoas que professam a fé cristã, e que enchem os templos em busca de bênçãos, têm como causa o não estarem vivendo os princípios da Palavra de Deus. Precisamos hoje de um grande e