PIRU
1) Quando Pierre Grimal diz que logos Le mito são consensuais porque se complementam, quer dizer que todo homem cozesse de conhecimento, de lógica e também de algo que vá alem do pensamento explicável. Segundo sua afirmação o espírito não teria o fundamental da vida sem a presença do logos e do mito.
2) Porque com o surgimento da Polis (cidade-estado grega) foi desenvolvida uma nova forma de organização social, em que os cidadãos eram os que dirigiam o destino da cidade. Com isso os cidadãos tomaram habito de discutir em praça publica, esse método de raciocínio e discurso se tronou novamente usado para refletir sobre todas as coisas.
Mito de Édipo
Édipo foi filho de um rei que praticava atos injustos. Um dia esse homem consultou Oráculo para saber sobre o seu destino e descobriu que seria morto por seu filho e que o mesmo se casaria com sua mulher. Édipo então foi entregue, para ser morto mais o encarregado não foi capaz de fazê-lo, levando-o para outro reino. O porem cresceu, sendo educado por um rei e uma rainha bondosos. Ao consultar oráculo, assim como seu pai, Édipo soube de seu destino, tentando fugir dele acabou encontrando com o perverso rei ( que ate então não sabia ser seu pai ) e em uma discussão Édipo o matou. Algum tempo depois uma esfinge habitava o reino em que Édipo vivia com um enigma. Quem desvendasse o tal mito teria como premio ser rei e desposar a rainha ( sua desconhecida mãe ) Édipo desvendou o mito e foi coroado e noivo. Quando soube a real historia Édipo furou seus olhos e se tornou um cidadão que vagava erroneamente.