Piramide alimentar
INTRODUÇÃO
A pirâmide começou a ser usada em 1992 pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e mais tarde foi alterada para a população brasileira, isso por causa da temperatura do nosso país que é bem diferente. A pirâmide é importante para sabermos qual a melhor forma de melhorar os nossos hábitos alimentares, isso para manter o peso, emagrecer e acima de tudo cultivarmos uma vida saudável. A Pirâmide Alimentar convencional é dividida em quatro níveis com oito grupos de alimentos de acordo com a quantidade de calorias que tem cada um sendo assim essenciais para uma boa alimentação. A combinação de diferentes tipos de alimentos em uma dieta balanceada fornece, além das calorias necessárias ao bom funcionamento do corpo, todos os nutrientes essenciais, como vitaminas e aminoácidos. Na Pirâmide Alimentar que montamos dividimo-la em cinco níveis sendo um voltado para prática de exercícios físicos. Isso porque acreditamos que uma vida saudável com uma boa alimentação deve caminhar junto com a prática de exercícios físicos regulares.
1 A IMPORTÂNCIA DA PIRÂMIDE ALIMENTAR
Ela constitui um guia para uma alimentação saudável, onde podemos escolher os alimentos a consumir, dos quais podemos obter todos os nutrientes necessários, e ao mesmo tempo, a quantidade certa de calorias para manter um peso adequado. Os alimentos dispostos na base da pirâmide devem ter uma participação maior no total de calorias da sua alimentação, ao contrário dos alimentos dispostos no topo da pirâmide, que devem contribuir com a menor parte das calorias de toda a sua alimentação. Cada grupo de alimentos é fonte de nutrientes específicos e essenciais a uma boa manutenção do organismo.
2 OS ALIMENTOS E SUAS FUNÇÕES
Os grãos, cereais e equivalentes são os responsáveis por gerar energia (combustível) para que nosso organismo possa realizar suas funções normais, por isso costumam ser chamados de alimentos