PIR MIDES
Leonardo Ito Bortoletto
Luis Gustavo
Felipe Ribeiro Nemeth
João Gabriel Nicolau
Acauan Luis
PIRÂMIDES
FORMULAS, CURIOSIDADES E TUDO QUE HÁ DE BOM.
DEFINIÇÃO
Pirâmide é a reunião de segmentos de reta com uma extremidade em ponto fixo V (vértice). E outra sobre um polígono (base) pertencente a um plano que não contém V.
Em alguns textos, o termo “pirâmide” é utilizado de forma mais simplificada, sendo um poliedro com uma face poligonal (base) e demais faces triangulares (faces laterais), as quais tem exatamente um ponto em comum (vértice).
O termo pirâmide também é utilizado para a reunião de todas as semirretas que tem origem em um ponto fixo V e que passam por uma região poligonal que não contém V. Este é mais comumente conhecido como “pirâmide limitada”. Quando a região poligonal é convexa, também usamos os termos ângulo poliédrico ou ângulo sólido.
CLASSIFICAÇÃO
Uma pirâmide é dita ser convexa quando sua base é um polígono convexo. É dita ser reta quando a projeção ortogonal do vértice sobre o plano que contém sua base é o centro da base. Adicionalmente, uma pirâmide é dita ser regular quando é reta e o polígono da base é regular.
Uma pirâmide que não é reta é dita ser oblíqua.
Pirâmides também são classificadas quanto a sua natureza. Uma pirâmide de base triangular é chamada de pirâmide triangular (ou tetraedro). Caso a base seja um quadrilátero, a pirâmide é dita ser quadrangular. Analogamente, definimos as pirâmides pentagonal, hexagonal, etc.
FÓRMULAS
A(lateral) = n * A (Face)
A(base) = lado * lado
A(total) = A(lateral) + A(base)
A(Face) = base * altura / 2
Volume = (1/3) * A(base) * altura
V(seção) / V(base) = h³/H³
Sendo que:
A = área
n = número de áreas de fase.
V(seção) = Volume da seção até o vértice(volume da pirâmide menor)
V(piram) = Volume da pirâmide (maior)
h = Distância do vértice à seção(altura da pirâmide menor)
H = Altura da pirâmide maior.