Pir mide dos Alimentos
Alimentos
ENTENDA A NOVA
PIRÂMIDE ALIMENTAR
De acordo com dados do Ministério da
Saúde, a pirâmide dos alimentos foi criada para promover o bem-estar nutricional da população, servindo como um guia para a boa alimentação com alimentos e porções indispensáveis para o dia a dia. A pirâmide alimentar brasileira foi criada em 1999, pela pesquisadora Sonia
Tucunduva Philippi, do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde
Pública da USP (Universidade de São
Em 2013, a pirâmide foi adaptada e passou a contar com novos alimentos, essa inserção foi feita para melhor adaptação à dieta e aos hábitos culturais dos brasileiros. A nova pirâmide também conta com a redução do valor energético diário para 2.000
Kcal, fracionamento da dieta em seis porções diárias e o incentivo à prática de atividades físicas, explica a nutricionista Maria Fernanda Elias.
Acompanhe as principais alterações: Grupo do arroz, pão, massa, batata, mandioca: destacouse a presença do arroz integral, pão de forma integral, pão francês integral, farinha integral, biscoito integral, aveia, além da inclusão da quinoa e do cereal tipo matinal.
E pra quem não sabe o que é quinoa Originária da região dos Andes, a quinoa é um alimento rico em ferro, fósforo, cálcio e vitaminas
B1, B2 e B3. Pode ser encontrada em forma de grãos, farinha e flocos, além de barras energéticas. E as vantagens não param por aí, a quinoa também possui alto teor de fibras, o que favorece o funcionamento do intestino, afastando o incômodo da prisão de ventre, além de ajudar a emagrecer, pois prolonga a saciedade.
Os grãos podem ser incorporados em saladas, os flocos podem ser consumidos no café da manhã, acompanhados de frutas, leite e iogurte. Já as farinhas podem fazer parte das receitas de massas, pães e bolos.
Grupo das frutas: deu-se ênfase para os itens regionais, como caju, goiaba, graviola e a inclusão de sucos e salada de frutas.
Grupo das verduras e legumes: foram incluídas as folhas verdes