Piores Crimes Contra A Humanidade
Genocídio é o crime em que um grupo tenta aniquilar outro. Esse ódio é direcionado contra nações, grupos religiosos ou étnicos. Triste. E o pior: continua rolando. Em Darfur, no Sudão, cerca de 400 mil pessoas foram mortas nos últimos quatro anos por serem de grupos não árabes...
10. Hererós e Namaquas
QUANDO - 1904-1907
VÍTIMAS - 65 mil hererós e 10 mil namaquas
AUTOR DO CRIME - Alemanha
Foi o primeiro genocídio do século 20, na região onde hoje fica a Namíbia. Os poucos que não foram expulsos para o deserto de Kalahari acabaram nos campos de concentração, identificados por números e obrigados a trabalhar até a morte. Metade dos namaquas e 80% dos hererós foram mortos (os judeus perderam cerca de 35% de seu povo durante o massacre nazista). Um século depois, os alemães pediram desculpas, mas não ofereceram nenhuma compensação.
CRUELDADE - Os alemães ainda envenenavam os poços pelo deserto. Anos depois, ossadas foram achadas em buracos - as pessoas cavavam com as próprias mãos em busca de água.
9. Terror no Timor Leste
QUANDO - 1975-1999
VÍTIMAS - 150 mil timorenses
AUTOR DO CRIME - Indonésia
Quando essa ex-colônia portuguesa no sudeste da Ásia foi ocupada pela Indonésia, experimentou o inferno: plantações foram queimadas com napalm e seus reservatórios de água foram envenenados. E cerca de 20 mil pessoas "desapareceram". Mesmo em protestos pacíficos a repressão era brutal. Em 1991, 400 estudantes foram fuzilados em um cemitério por causa de uma passeata, diante de jornalistas do mundo inteiro.
CRUELDADE - Em 1999, antes de sair do Timor, milícias indonésias mataram 61 pessoas que estavam escondidas numa igreja. A atrocidade ficou conhecida como Massacre de Liquiçá.
8. Crueldade na Bósnia
QUANDO - 1992-1995
VÍTIMAS - 200 mil bósnios mortos, 2 milhões de refugiados
AUTOR DO CRIME - Milícias e exército sérvio
Quando a antiga Iugoslávia se separou em vários Estados, os sérvios tentaram abocanhar o máximo de