trabalho administração
1-Porque a Administração é imprescindível para a existência, a sobrevivência e o sucesso das organizações?
Pois administrador define estratégias, efetua diagnósticos de situações, dimensiona recursos, planeja sua aplicação, resolve problemas, gera inovação e competitividade.
2- A Administração teve influências dos filósofos, da Igreja Católica, do Militarismo, da Revolução Industrial, dos Economistas, dos Pioneiros e Empreendedores da época. Quais foram as principais contribuições para as Organizações?
Sócrates: a administração é uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência.
Platão: analisou os problemas políticos e sociais decorrentes do desenvolvimento social e cultural do povo grego.
Aristóteles: distinguiram as três formas de administração pública (monarquia, aristocracia e democracia).
René Descartes: criou o método cartesiano cujos princípios são:
Princípio da dúvida: consiste em não aceitar como verdadeira coisa alguma enquanto não se souber com evidência aquilo que é realmente verdadeiro.
Princípio da análise: consiste em dividir e decompor cada dificuldade ou problema em várias partes e resolver cada uma separadamente;
Princípio da síntese: consiste em conduzir ordenadamente os pensamentos e raciocínio, começando pelos mais fáceis e simples e passar gradualmente aos mais difíceis;
Princípio da enumeração: consiste em fazer recontagens, verificações e revisões gerais para não haver erros.
Thomas Hobbes: defende o governo absoluto que impõe a ordem, organiza a vida social e garante a paz, em função da sua visão pessimista da humanidade.
Jean-Jacques Rousseau: desenvolveu a teoria do Contrato Social que é um acordo entre os membros da sociedade que reconhecem a autoridade igual sobre todos de um regime político.
Karl Marx e Friedrich Engels: propõem a teoria da origem da econômica do Estado.
A Igreja: estruturou sua organização, com uma hierarquia de autoridade, e coordenação funcional para assegurar integração.