Pintura romântica
O romantismo foi um movimento artístico ocorrido na Europa por volta de 1800, na literatura e filosofia, para depois alcançar as artes plásticas.
O trabalho a seguir é uma pesquisa sobre a pintura romântica e sabe-se que um dos maiores méritos creditados aos artistas desse período foi terem conseguido imprimir mais liberdade à arte, dando espaço para suas próprias expressões pessoais.
A espontaniedade e a o individualismo marcam esta forma de Arte. Os valores emocionais da cor ganharam grande destaque nas preocupações do autor, que criaram fortes constrates e intensas mudanças de claro e escuro, transmitindo seus sentimentos e expressões.
Relata também sobre a vida e obras dos principais pintores dessa época, como: Goya, Delacroix, Monet, Coubert e outros.
A PINTURA ROMÂNTICA
A pintura foi o ramo das artes plásticas mais significativo, foi ela o veículo que consolidaria definitivamente o ideal de uma época, utilizando-se de temas dramático-sentimentais inspirados pela literatura e pela História. Procura-se no conteúdo, mais do que os valores de arte, os efeitos emotivos, destacando principalmente a pintura histórica e em menos grau a pintura sagrada. Novamente a revolução Francesa e seus desdobramentos servem de inspiração; agora para uma arte dramática como pode ser percebida em Delacroix e Goya. Podemos dizer que este último, manifestou uma tendência mais politizada do romantismo, exceção para a época e que tornou-se valorizada no século XX.
Alguns elementos que podemos observar nos quadros românticos é a composição em diagonal, que sugere instabilidade e dinamismo ao observador. A cor é novamente valorizada, as cores se libertaram e fortaleceram, dando a impressão, às vezes, de serem mais importantes que o próprio conteúdo da obra e os contrastes de claro-escuro reaparecem, produzindo efeitos de dramaticidade.
Quanto aos temas, os fatos reais da historia nacional e contemporânea dos artistas despertou maior interesse do que