A Pintura Romântica
Módulo 8
Disciplina: História
Professora: Susana Rainha
Daniela Cartaxo nº2 2ºA
A pintura Romântica é um feixe heterogéneo de estilos encontrados na pintura ocidental num período de mais de cem anos entre o fim do século XVIII e o fim do século XIX. Esta tem como principal tema a natureza, isto é, as diversas paisagens. Transmitindo assim os seus estados de espirito e emoções, pois as forças da natureza representam grande parte das vezes paixões humanas.
As paisagens marítimas, rurais, enfim todo um englobado da natureza, servem de temas centrais da pintura obtendo assim um enquadramento de cenas figuradas estabelecendo um ambiente nostálgico ou dramático entre as personagens e o fundo paisagístico.
Grandes partes destas pinturas são reconhecíveis pelos seus dois ambientes:
- O dramático: que é dado geralmente pela representação das forças da natureza;
-O ambiente nostálgico e sonhador: que é muitas vezes marcado pela representação de ruínas no meio de uma natureza luxuriante que se revela indiferente ao destino dos homens.
As características da pintura romântica são:
A composição em pirâmide dinamizada por linhas oblíquas gerando ritmos e sugerindo movimento. Pinceladas largas e sinuosas, acentuando o dinamismo da composição. Contrastes fortes de claro-escuro e de cor. Utilização das virtudes expressivas da cor por oposição ao desenho frio e calculado do Classicismo.
Na temática da pintura romântica temos englobados 3 principais temas:
O retracto: expressa uma humanidade particularizada e uma individualidade com caracterização própria.
A paisagem: é cúmplice do desenrolar do drama humano.
A pintura histórica: representa a exaltação do passado histórico numa dimensão nacionalista e ética evocando acontecimentos e personagens exemplares.
Ilustra acontecimentos históricos ou lendários de um modo propositadamente