Planejamento tributario
TAXA SELIC – É a taxa apurada no Selic, obtida mediante o calculo da taxa media ponderada e ajustada das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e cursadas no referido sistema ou em câmaras de compensação e liquidação de ativos, na forma de operações compromissadas.
A taxa Selic, é o resultado da media diária das negociações dos títulos públicos federais e é definida mensalmente pelo Banco Central.
Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custodia, criado em 1979 pelo Banco Central e pela Andima com o objetivo de tornar mais transparente e segura a negociação de títulos públicos.
Seu funcionamento é parecido com o sistema de compensação de cheques so que para títulos públicos. É por meio dessas trocas que o governo consegue dinheiro emprestado dos bancos.
O Selic é um sistema eletrônico que permite a atualização diária das posições das instituições financeiras, assegurando maior controle sobre as reservas bancarias.
O Selic hoje identifica também a taxa de juros que reflete a media de remuneração dos títulos federais negociados com os bancos.
Cerca de metade da divida publica está atrelada a Selic.Essa é a parcela da divida chamada de pos-fixada.
Quando se fala em taxa de juros do Brasil, vem em mente de imediato a taxa Selic, que é diariamente veiculada na imprensa e tem maior notoriedade.
Pelo Selic é possível calcular a media dos juros que o governo paga aos bancos que lhe empresta dinheiro.
Essa media que é a taxa Selic, serve de referencia para o calculo de todas as outras taxas de juros no País.
Por isso ela também é chamada de taxa de juro básico.
COPOM
É o Comitê de Política Monetária do Banco Central.
Sua função é definir as diretrizes da política monetária e a taxa básica de juros do País.
O Compom é composto pelos oitos membros da Diretoria Colegiada do Banco Central e é presidido pelo presidente da autoridade monetária.
Pelo menos uma vez por mês esta é uma das palavras