pilhas
A eletróquímica é a parte da fisico-química que estuda o aspecto energético das reações químicas.
De um modo geral, todas as reações podem ser espontâneas, quando ocorrem naturalmente, ou seja, possuem energia armazenada suficiente para promoção da reação; ou não-espontâneas, quando não possuem tal energia armazenada, ou seja, naturalmente, não ocorrem.
Energia
A+B C
Reação espontânea Reação não-espontânea
C A+B
Exemplo de um gráfico para uma reação em duas situações. (a) Uma reação espontânea, onde a energia dos reagentes é maior que a dos produtos e (b), onde a energia do produto é maior que a presente e armazenada nos reagentes.*
Assim, podemos perceber uma tendência natural da matéria a possuir o menor estado de energia possível.
Reações de oxirredução
Frequentemente, temos reações químicas que ocorrem com transferência de elétrons, sendo, assim, chamadas de reações de oxidação e redução, ou simplesmente reações de oxirredução. Nesse tipo de reação, podemos agrupar os reagentes principais em dois grupos:
-Agente oxidante: aquele que ganha elétrons de outra espécie, ou seja, reduz-se, oxidando a mesma.
-Agente redutor: aquele que doa elétrons para a outra espécie, ou seja, oxida-se, reduzidno a mesma.
Dessa forma, podemos entender as reações de oxirredução como um processo dinâmico, onde uma espécie reduz a outra porque se oxida, ao mesmo tempo em que só o faz porque a outra se reduz.
Numa reação de oxirredução, é comum separarmos a equação global em duas metades, chamadas semirreações.Temos, dessa forma, uma semirreação de oxidação (com a espécie que perde os elétrons, o agente redutor) e uma semirreação de redução (com a espécie que ganha elétrons, o agente oxidante). Semirreação de oxidação Semirreação de redução
*Há outros fatores a serem considerados. Essa é uma abordagem muito simplista e, como tal, possui alguns aspectos suprimidos, que serão abordados em tempo oportuno.
Pilha de Daniell e Potenciais de Redução