Pilates
O século XIX é particularmente importante para o entendimento da Educação Física, uma vez que é neste século que se elaboram conceitos básicos sobre o corpo e sobre sua utilização como força de trabalho.
[...] E Nessa perspectiva que podemos entender a Educação Física como disciplina necessária a ser viabilizada em todas as instancias, de todas as formas em todos os espaços onde poderia ser efetivada a construção deste homem novo: no campo, na fabrica, na família, na escola. A Educação Física será a própria expressão física da sociedade do capital. Ela encarna e expressa os gestos automatizados, disciplinados, e se faz protagonista de um corpo "saudável"; torna-se receita e remédio para curar os homens de sua letargia, indolência, preguiça, imoralidade, e, desse modo, passa a integrar o discurso médico, pedagógico... Familiar. (CARMEN LÚCIA SOARES, 2007).
Partindo destes conceitos, acompanharemos ao decorrer da pesquisa, a evolução da Educação Física.
História da Educação Física
Tudo começou quando o homem primitivo sentiu a necessidade de lutar, fugir ou caçar para sobreviver. Assim o homem à luz da ciência executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé: correr, saltar, arremessar, trepar, empurrar, puxar e etc.
CHINA
Como Educação Física as origens mais remotas da história falam de 3000 A. C. lá na China. Certo imperador guerreiro, Hoang Ti, pensando no progresso do seu povo pregava os exercícios físicos com finalidades higiênicas e terapêuticas além do caráter guerreiro.
ÍNDIA
No começo do primeiro milênio, os exercícios físicos eram tidos como uma doutrina por causa das "leis de Manu", uma espécie de código civil, político, social e religioso. Eram indispensáveis às necessidades militares além do caráter fisiológico. Buda, atribuía aos exercícios o caminho da energia física, pureza dos sentimentos, bondade e conhecimento das ciências para a