pilates
Joseph Pilates nasceu na Alemanha, e teve uma infância adoentada. Ele se propôs superar suas dificuldades. Por isso, ainda adolescente, foi destro ginasta, esquiador e mergulhador.
Pilates foi um estudioso das modalidades Ocidentais e Orientais de exercício da época, mas principalmente das antigas filosofias gregas e romanas em busca do equilíbrio e da manutenção da saúde física e mental.
No começo da primeira Guerra Mundial, esteve recluso com outros alemães nos campos de Lancaster, Inglaterra. Ocupou seu tempo livre dando aulas aos internos. Ainda recluso, atuou como enfermeiro junto aos doentes e feridos na guerra. Conseguiu deixar seus pacientes estáveis e apesar de seus ferimentos eles foram capazes de se movimentar por si mesmos, graças à firmeza de seus músculos.
Pilates tinha um estilo particular e único de ajudar os doentes, sempre inovando e procurando o melhor para eles. Na época desenvolveu o que seriam os aparelhos conhecidos em nossos dias: REFORMER, CADILLAC, ELETRIC CHAIR, WUNDA CHAIR, FULL BARREL, TOWER (GUILHOTINA), PEDIPOLE e diferentes acessórios.
O QUE É
O método Pilates, ou Contrologia, é um sistema completo de exercícios sistematizados, criado entre as décadas de 1920 e 1930 por Joseph Hubertus Pilates. Utilizando aparelhos e equipamentos concebidos e construídos a partir das necessidades dos praticantes, o Método Pilates destaca-se pela originalidade de seus conceitos e princípios, sendo considerado por especialistas e praticantes como o mais eficiente método de condicionamento físico da atualidade.
Joseph Pilates era aficionado pelos princípios clássicos de harmonia e beleza do corpo da Grécia antiga, bem como pelos princípios de resistência e força pelo povo espartano.
Nessa busca pelos elementos que propiciam o equilíbrio e a harmonia do corpo e da mente, em seu livro “YOUR HEALTH”, de 1934, escreve a respeito da Contrologia:
‘É o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. É a correta