PIBID- EXPERIENCIAS
Tal quadro tem repercussões no ensino de Geografia e de outras disciplinas, cujas características estão relacionadas à aquisição e ao desenvolvimento (ou não) de algumas competências/habilidades específicas pelos alunos, intimamente relacionadas à alfabetização e ao letramento competentes no idioma nacional.
Embora seja do conhecimento geral, esses dados preocupantes são expostos aqui ainda mais porque o desempenho em Geografia é uma situação que se repete em outros níveis de ensino.
Com a aplicação de oficinas e jogos lúdicos, existe um maior empenho e esforços dos alunos para compreender os assuntos. Que na maioria das vezes é passado de formar enfadonha e tradicional.
No sentido de tornar o ensino de Geografia mais próximo, interessante e participativo com a leitura de mundo do indivíduo, as oficinas surgem como importante ferramenta metodológica, sendo este um construtor multidimensional, assume um caráter diagnóstico, avaliativo e lúdico, a fim de tornar o ensino de Geografia mais significativo para o educando. Assim os jogos lúdicos poderá ajudar no processo de ensino-aprendizagem, por desenvolver nos alunos uma leitura sobre a realidade.
A consideração das diferentes temporalidades no desenvolvimento do aluno ao longo de seu percurso escolar pode parecer uma questão bastante simples, porém não é, uma vez que elas evidenciam a complexidade de uma didática que esteja voltada para a metodologia do pensamento.
Dizendo de outra maneira, nós futuro professores, colocamos à disposição dos alunos instrumentos conceituais para a apropriação do conhecimento e para a construção de significados e