PIBID/HISTÓRIA: NOVAS EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES DE CRESCIMENTO
CRESCIMENTO
Ana Paula Ferreira Soares1
Jocimar Lomba Albanez2
Sílvia Silvério Araújo 3
Área Temática de Ensino: Desenvolvimento do PIBID/UEMS, Subprojeto de História.4
Resumo
Neste presente trabalho pretendemos apresentar algumas experiências proporcionadas pela iniciação à docência, destacando nossas relações no cotidiano da escola na qual atuamos.
Iremos ressaltar num primeiro momento as dificuldades em lidar com o cotidiano escolar.
Destacaremos também os textos que trabalhamos nas reuniões do PIBID e que vieram a nos auxiliar em nosso desempenho tanto acadêmico como no programa desenvolvido na escola.
Nesses primeiros semestres podemos perceber as dificuldades dos alunos com a alfabetização básica como: escrita, leitura e interpretação. Também não podemos deixar de comentar sobre as dificuldades das escolas em relação à metodologia utilizada nos currículos escolares. Nos textos que trabalhamos nos seminários do PIBID, os autores relatam diversas maneiras de se trabalhar com os alunos, para que estes superem suas dificuldades de aprendizagem. Em síntese, pretendemos destacar a importância fundamental do PIBID para o nosso crescimento acadêmico e futuramente docente.
Palavras-chave: PIBID. Docência. História. Ensino-aprendizagem.
Introdução
O Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo incentivar os acadêmicos dos diversos cursos de licenciatura espalhados pelo país a seguirem a profissão docente. Mediante implantação de bolsas, a Capes financia o PIBID em várias instituições pelo Brasil afora, sendo que em 2011 quatorzes cursos da UEMS foram selecionados ao PIBID, dentre esses o curso de licenciatura em História de Amambai, dando assim oportunidades aos graduandos de uma nova experiência acadêmica.
Uma vez selecionadas no subprojeto de História da UEMS (agosto de 2011), deparamos com desafios novos em nossa formação, até porque cursávamos o quarto