Teatro: uma ferramenta pedagógica na disciplina de artes
Resumo: O texto apresenta a investigação da metodologia e funcionamento do Teatro enquanto ferramenta pedagógica na disciplina de artes no Ensino fundamental e Médio a partir da experiência como bolsista no PIBID- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na escola de ensino fundamental e médio doutor Cesar Cals.
Palavras-chave: metodologia, PIBID, Artes, Teatro, Escola
Quando se fala em metodologia de aula se pensa em maneiras de fazer o conteúdo chegar ao aluno com significados que respondam aos desafios que ele precisa enfrentar dentro e fora da escola, como instiga-lo a se interessar, pesquisar sobre o assunto, e por fim como garantir a fixação do conteúdo, a real aprendizagem.
A experiência no projeto de iniciação a docência PIBID, deu a oportunidade de acompanhar, em sala, as aulas de artes no sistema público de ensino. Com relação à metodologia atual aplicada, percebe-se que nem sempre os resultados esperados são alcançados, foi observado alunos apáticos, desinteressados e descrentes da importância do conteúdo na prática escolar, necessitando assim de inovações, metodológicas, e até curricular, que leve em conta conteúdos significativos e interessantes para o educando. A disciplina de artes sofre com metodologias que não chamam atenção nem correspondem às expectativas dos alunos, Isso faz com que eles percam o interesse em estudar.
Uma metodologia que pode vir a inovar na sala de aula é utilizar o teatro como ferramenta pedagógica de forma a desenvolver a cultura e o pensamento crítico dos alunos.
Educação Artística ou apenas Artes como é utilizada atualmente, abrange música, artes plásticas, dança, cultura popular e teatro. A arte teatral tem uma “completude” que é representada pela presença de todas essas artes, ou seja, o teatro “bebe” um pouco da dança, das artes plásticas, da poesia, da musica e etc. Assim temos em uma prática, diversas maneiras de passar o conteúdo de