piaget
TRABALHO 1º BIMESTRE - PIAGET
Aluno: Ambrósio Arnaldo Romanesco Framboso
ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO
Estudos e pesquisas de Piaget demonstraram que existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária, isto é, existe uma assimilação progressiva do meio ambiente, que implica uma acomodação das estruturas mentais a este novo dado do mundo exterior.
Estudar o desenvolvimento humano significa conheces as características comuns de uma faixa etária, permitindo-nos reconhecer as individualidades, o que nos torna mais aptos para a observação e interpretação dos comportamentos.
Piaget divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento, o que, por sua vez, interfere no desenvolvimento global.
1° período: sensório-motor (0 a 2 anos)
2° período: pré-operatório (2 a 7 anos)
3° período: operações concretas (7 a 11 ou 12 anos)
4° período: operações formais (11 ou 12 anos em diante)
Segundo Piaget, cada período é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias. O início e o término de cada umas dessas etapas dependem das características biológicas do indivíduo e de fatores educacionais, sociais.
PERÍODO SENSÓRIO-MOTOR
Neste período, a criança conquista, através da percepção e dos movimentos, todo o universo que a cerca. No recém-nascido, a vida mental reduz-se ao exercício dos aparelhos reflexos, de fundo hereditário, como a sucção. Esses reflexos melhoram com o treino.
No final do período, a criança é capaz de usar um instrumento como meio para atingir um objeto. Por exemplo, descobre que, se puxar a toalha, a lata de bolacha ficará mais perto dela. Neste caso, ela utiliza a inteligência prática ou sensório-motora, que envolve as percepções e os movimentos.
Ao longo deste período, irá ocorrer na criança uma diferenciação progressiva