Piaget inacabado
Para Piaget os estágios Pré-operatório e Operatório Concreto são estágios que que fazem parte de sua Teoria do Desenvolvimento da Inteligência do ser humano. Mudanças, graduais e contínuas, são caracterizadas por rupturas de processos através de estruturas neurais anteriores, que, reorganizadas, assimiladas e acomodadas formam de estruturas neurais. O que vamos apresentar são as diferenças que ocorrem entre esses dois estágios em relação ao raciocínio da noção de Conservação de Números (quantidade) e Massa. Antes de apontar as características de cada estágio é importante saber o conceito de Conservação:
...refere-se ao conceito de que a quantidade de uma matéria permanece a mesma independente de quaisquer mudanças em uma dimensão irrelevante … A ausência desta noção implica uma ausência da conservação de número e dos esquemas correspondentes (reversibilidade), ainda não desenvolvidos.
O nível da capacidade de conservação é uma medida do tipo de estrutura lógico-matemática já desenvolvida pela criança. Durante o desenvolvimento pré-operacional, é próprio das crianças a não conservação; isto é, elas não conseguem entender a não variação de uma dimensão frente a mudanças em outras dimensões. Próximo do final do estágio pré-operacional (7 anos), algumas estruturas de conservação são usualmente desenvolvidas.
A passagem da não conservação para a conservação é um processo gradual provocado pela reconstrução ativa de esquemas já formados. Como acontececom todas as demais mudanças nas estruturas cognitivas (esquemas), a mudança é em grande parte função das ações (cognitivas e sensório-motoras) da criança. De acordo com Piaget, as estruturas de conservação não podem ser induzidas pela instrução direta (ensino) ou pelas técnicas reforçadoras. A experiência ativa é a chave. (Wadsworth,1997, p 80)
O período Pré-operatório
Período dos 2 aos 7 anos em média. Tem características como habilidades representacionais e socialização