Eficiência energética
Eficiência energética é uma atividade que procura aperfeiçoar o uso das fontes de energia.
A utilização racional de energia, às vezes chamada simplesmente de eficiência energética, consiste em usar menos energia para fornecer a mesma quantidade de valor energético.
Edifícios energeticamente eficientes podem reduzir as necessidades energéticas, o que se faz essencial no controle das emissões globais de gases de efeito estufa.
Outra grande vantagem das construções energeticamente eficientes está na diminuição de gastos financeiros a longo prazo. Os maiores gastos de energia numa edificação se dão em função de trocas de calor não desejadas com o meio seja ele excessivamente quente ou frio, ou no impedimento dessas trocas quando elas são necessárias levando em consideração ventos, iluminação visando o maior conforto possível do ambiente.
Outro gasto expressivo se dá na necessidade do aquecimento de grandes quantidades de água visando o conforto e no gasto excessivo de água em determinados equipamentos.
Tornar uma casa eficientemente energética consiste em minimizar esses gastos com a implementação de técnicas ou utilização de certos equipamentos que nos dão suporte a isso.
Como exemplo de soluções ou medidas eficientemente energéticas em edifícios pode-se citar a instalação de isolamentos térmicos de modo a se consumir menos energia para aquecimento e arrefecimento, mantendo assim a mesma temperatura, a utilização de lâmpadas econômicas ao invés de lâmpadas incandescentes para atingir o mesmo nível de iluminação. Redes de sensores sem fio são, também, muitas vezes utilizados para visualizar o uso de energia em cada ponto para melhorar a eficiência.
A utilização das energias renováveis como fonte de energia para consumo das necessidades energéticas, quer de climatização como de aquecimento de águas quentes sanitárias e de piscinas é uma das formas mais eficientes de reduzir o consumo de energias de combustíveis fósseis. A instalação de