Determinação de densidade
Araçatuba, 21 de Março de 2012
1. OBJETIVO
Com as respectivas medidas encontradas nos experimentos a serem apresentados logo abaixo, é possível determinar a densidade de sólidos e líquidos, utilizando- se duas metodologias distintas, sendo uma para os líquidos e outra para os sólidos.
2. INTRODUÇÃO
Apresentaremos as fórmulas de calculo da densidade de sólidos e líquidos, podendo assim fazer o calculo do erro, por meio da tabela apresentada logo abaixo:
Através do valor de massa e de volume das diferentes substâncias e conhecendo-se o valor teórico de densidade é possível calcular a porcentagem de erro em cada experimento.
Em certas experiências a porcentagem de erro é muito elevada, notando-se uma grande diferença entre a densidade calculada e a densidade teórica.
PARTE I – DENSIDADE DOS LÍQUIDOS
3.0 Materiais e métodos
3.1 Materiais da parte I * Béquer de 50 ml * Pipeta volumétrica de 5 ml * Pêra * Proveta de 50 ml * Pipeta 5 ml graduada * Balança
Reagentes * Água destilada * Óleo de soja
3.2 Métodos
Determinar a média da massa do béquer seco e limpo, colocando-o na balança e anotando os valores do seu peso, repetindo o procedimento por mais 2 vezes. Em seguida, pipetar 5,00 ml (com a pipeta volumétrica) de água destilada e adicionar ao béquer, que cuja massa já foi determinada, e assim também, repetir este mesmo procedimento por mais 2 vezes, e determinar a massa do béquer + água.
Agora, com o óleo de soja, fazer o mesmo procedimento da água destilada: de achar a massa do béquer seco e limpo pesando-o também na balança, e logo em seguida pipetar (com a pipeta graduada) 5,00 ml de óleo de soja e adicionar ao béquer, e determinar a massa do béquer + óleo de soja.
Logo que foi determinada a massa do béquer vazio, do béquer com água destilada, e do béquer com óleo de soja, calcular a densidade dos dois reagentes: água destilada e óleo de soja.
4.0 Resultados