Bioestatistica
Definição: “É o estudo da distribuição das doenças nas populações e os fatores que influenciam ou determinam esta distribuição”. Objetivos: 1- identificar a etiologia e os fatores de risco relevantes. 2- determinar a extensão da doença na comunidade. 3- estudar a história natural e o prognóstico da doença. 4- avaliar medidas preventivas e terapêuticas e modelos assistenciais novos ou existentes. 5- proporcionar bases para o desenvolvimento de políticas públicas relacionadas a problemas ambientais, genéticos e de outras naturezas, relacionados à prevenção e promoção da saúde.
Epidemiologia e prevenção
Identificar os subgrupos da população que tem maior risco de adoecer. Identificar os fatores ou características de risco. -prevenção primária: ação para prevenir uma doença em quem ainda não a tem. -prevenção secundária: identificar pessoas nas quais a doença já começou mas não desenvolveram sinais clínicos (fase pré-clínica). -prevenção terciária: prevenir complicações em pessoas que já desenvolveram sinais e sintomas. Abordagens populacionais Abordagens de grupos de risco.
Epidemiologia e prática clínica
Diagnóstico: depende de dados populacionais.
Prognóstico: também depende de dados populacionais (por ex: tempo de sobrevida). Terapêutica: também depende de populacionais (por ex: ensaios clínicos). dados
O médico aplica um modelo de probabilidades baseado em dados populacionais a cada paciente que examina.
Abordagem epidemiológica
Existe associação entre a exposição a um fator (p. ex. exposição ambiental) ou característica individual (p. ex: aumento no nível sérico de colesterol) e o desenvolvimento de uma doença? Se há associação ela é causal? Ignáz Semmelweis e febre puerperal Edward Jenner e varíola John Snow e cólera.
Modos de transmissão das doenças 1- Direto 2- Indireto a- Veículo comum (1)- Exposição única (2)- Exposição múltipla (3)- Exposição contínua b- Vetor
Determinantes de surtos de doenças
Depende do