Determinação de densidade
ENGENHARIA ELÉTRICA
Prática n° 03 (26/08/2014):
DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE
VILA VELHA
AGOSTO - 2014
DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE
Relatório do Curso de Graduação em Engenharia apresentada a Universidade Vila Velha - UVV, como parte das exigências da Disciplina Química Experimental sob orientação da(o) Professor(a) Kirlene Penna.
VILA VELHA AGOSTO – 2014
1. Introdução
A densidade de uma determinada substância é o que chamamos de uma propriedade específica, ou seja, é uma propriedade que independe da quantidade de substância analisada. Densidade é a relação entre a massa de um material e o volume por ele ocupado. O cálculo da densidade é feito pela seguinte expressão:
A densidade determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume, por exemplo, o mercúrio possui maior densidade do que o leite, isso significa que num dado volume de mercúrio há mais matéria que em uma mesma quantidade de leite.
A densidade nos auxilia na caracterização de uma substância. A densidade dos sólidos e líquidos é expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm3) ou grama por mililitro (g/mL). Atualmente conhecemos vários métodos para o cálculo da densidade. O método utilizado para obter tal informação depende do estado físico da substância.
A densidade absoluta é uma propriedade específica, isto é, cada substancia pura tem uma densidade própria, que a identifica e a diferencia de outras substancias. A densidade relativa de um material é a relação entre a sua densidade absoluta e a densidade absoluta de um material estabelecido como padrão. No cálculo da densidade relativa de sólidos e líquidos, o padrão usualmente escolhido é a densidade absoluta da água, que é igual a 1,000 g/cm3 a 4,0 °C.
A densidade de