determinação da densidade
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – EP2N
GABRIEL CORONA
HAIRA CARMINATI
LORENA TRARBACH
Prática n° 3 (27/02/14):
DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE
Disciplina: Química Experimental
Professor: Kirlene Salgado Fernandes Penna
VILA VELHA
FEVEREIRO - 2014
GABRIEL CORONA
HAIRA CARMINATI
LORENA TRARBACH
DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE
Relatório do Curso de Graduação em Engenharia de Produção apresentado ao Centro Universitário Vila Velha - UVV, como parte das exigências da Disciplina Química Experimental sob orientação do Professora Kirlene Salgado Fernandes Penna.
VILA VELHA
FEVEREIRO – 2014 Introdução Densidade é a massa por unidade de volume de uma substância. O cálculo da densidade é feito pela divisão da massa do objeto por seu volume. Densidade = massa volume
A densidade existe para determinar a quantidade de matéria que está presente em uma determinada unidade de volume. E é uma propriedade física importante e pode ser utilizada para distinguir um material puro de um impuro, pois a densidade dos materiais que não são puros (misturas) é uma função da sua composição. Ela também pode ser utilizada na identificação e no controle de qualidade de um determinado produto industrial, bem como ser relacionada com a concentração de soluções.
A densidade absoluta é também uma propriedade específica, isto é, cada substância pura tem uma densidade própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias.
A densidade dos sólidos nem sempre é maior que a dos líquidos. Ou seja, para medirmos a densidade de um objeto qualquer precisamos saber a sua massa e volume, onde a massa pode ser medida