Determinação de densidade
(Relatório)
Eduardo José de Oliveira N° matrícula: 01410707
Daniel de Oliveira N° matrícula: 01410857
Turma: 2UND
INTRODUÇÃO
A densidade é uma propriedade específica de cada matéria, ela serve também para identificar substâncias. Sua determinação é realizada pelo princípio de Arquimedes, conhecida como método de flutuação, pelo princípio de Arquimedes, todo corpo, parcial ou totalmente submerso em um líquido, fica sujeito a uma força de empuxo, ele aparentemente perde peso em quantidade igual ao peso do líquido que desloca. Esse método permite a determinação da densidade de substâncias sólidas, viscosas e pastosas, além de líquidas. Existem vários métodos e instrumentos de medições de densidades.
Foram feitas duas experiências, o primeiro para determinar a densidade da acetona utilizando dois instrumentos de medida, balão volumétrico e o picnômetro (não volumétrico); e o segundo para descobrir a variação da densidade com diferentes temperaturas, são elas, temperatura ambiente, 10°C, 40°C e 60°C, usando uma solução de H2O com NaCl.
O objetivo do primeiro experimento é determinar a densidade da acetona, e do segundo estabelecer a variação da densidade com a temperatura.
MATERIAIS
Balão volumétrico
Picnômetro
Béquer
Proveta
Pipeta de Pasteur
Densímetro
Termômetro
Balança
Bastão
Bico de Bunsen
REAGENTES
Acetona
H2O
NaCl
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Primeiro experimento
Pesou-se um balão volumétrico com tampa, e também o picnômetro, adicionou-se acetona até próximo do traço de aferição, chegou à marca usando a pipeta de Pasteur, no caso do picnômetro encheu e colocou a tampa, enxugou o excesso com papel. Foi feita novamente a pesagem, agora com acetona nos frascos, após medir a temperatura calculou-se a massa do líquido, logo após a densidade, da seguinte forma;
Densidade com balão volumétrico: m massa da acetona = m2 massa do balão cheio – m1 massa do balão vazio m = 73,481g – 34,211g = 39,270g
V =