Determinação da densidade
DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE
1 - INTRODUÇÃO
A química estuda a matéria. A matéria apresenta características importantes, ela tem massa e ocupa lugar no espaço, pode ser líquida, sólida ou gasosa. Toda substância apresenta pontos de fusão e de ebulição, e densidade, que nos ajudam caracterizá-los. Neste relatório mostraremos a densidade de varias substancias. Que foram calculadas através da fórmula:
D=m/v
1.1-Densidade
A densidade estabelece a relação entre massa e o volume de uma substância, o símbolo dela é D. Ela poder ser absoluta, corrente, ótica ou relativa.
2 - OBJETIVOS
- Conceituar densidade utilizando a técnica de picnometria;
- Relacionar as grandezas de massa e volume para o cálculo de densidade;
- Utilizar algarismos significativos;
- Determinar a densidade de vários materiais.
3 - MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 - Materiais
- Picnômetro
- Termômetro
- Proveta de 25 ml
- Água destilada
- Álcool etílico comercial – CH3CH2OH
- Solução de cloreto de sódio – NaCl
- Metais
3.2 –Procedimento experimental
Primeiramente pesamos separadamente cada metal na balança (cobre, ferro, zinco, alumínio e chumbo), anotando seus respectivos valores, adicionamos um volume de água sempre de 70 ml, depois colocamos o metal dentro da proveta, sendo que a diferença de volume era referente ao volume do metal. Após esse procedimento, calculamos a densidade desses metais, utilizando a massa e o volume obtidos nas medições, com a fórmula d = m / V.
3.3 - Procedimento experimental
Pesamos o picnômetro limpo e seco, e com o líquido, anotando seus respectivos valores. Da diferença entre essas duas medições determinamos a massa do líquido. O volume do picnômetro é sempre 100 ml, então com a massa e o volume, calculamos a densidade do líquido.
Obs.: o picnômetro foi pesado sempre com a tampa.
3.4 - Procedimento experimental
Nesse experimento utilizamos os