Ludy
NOME DOS INTEGRANTES DO GRUPO
TEORIA CONTINGÊNCIAL ESTRUTURAL
Cidade/Estado ano INTRODUÇÃO
Origens
A Teoria da Contingência enfatiza o mais recente estudo integrado na teoria da Administração
A teoria contingencial surgiu a partir de várias pesquisas feitas para verificar os modelos das estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de empresas. Os resultados das pesquisas conduziram a uma nova concepção da organização e o seu funcionamento são dependentes da interface com o ambiente externo. (CHIAVENATO, 2002)
A ênfase é colocada no ambiente e nas demandas ambientais sobre a dinâmica organizacional. (CHIAVENATO, 2003)
Os resultados das pesquisas conduziram a uma nova concepção de organização: a estrutura da organização e o seu funcionamento são dependentes da interface com o ambiente externo. Verificaram que não há um único e melhor jeito. (CHIAVENATO, 2003)
A teoria das contingências pode ser vista como um desenvolvimento da teoria de sistemas e vai a um estagio posterior no relacionamento com o ambiente e outras variáveis para estruturas especificam de organização. (REINALDO AS SILVA, 2005)
A abordagem contingencial pode ser vista como uma matriz de relações se então. Se certos fatores situacionais existem, então certas variáveis na estrutura da organização e certos sistemas de gerenciamento são mais apropriados. (REINALDO AS SILVA, 2005)
Essa teoria indica os tipos de estrutura que podem ser as respostas adequadas a cada um dos vários tipos diferentes de contexto ou situação organizacional. (REINALDO AS SILVA, 2005)
Principais teóricos
Alguns dos principais mentores dessa teoria são: Chandler com o objetivo de testar a tese de que a estrutura da organização segue a estratégia gerencial, Emery ,e Trist procuraram identificar o processo e as reações que ocorrem no ambiente como um todo, Joan Woodward considerou a tecnologia como responsável por um papel tão ou mais importante que aquele da estrutura e os