História da Psicologia
Roteiro para estudos I
* Defina, de acordo com BENJAMIN & LUDY (2009), o objeto de estudos e a importância, à Psicologia, das seguinte correntes:
R: A Frenologia é uma teoria que reivindica ser capaz de determinar o caráter, características da personalidade, e grau de criminalidade pela forma da cabeça (lendo "caroços ou protuberâncias"). Desenvolvido por médico alemão Franz Joseph Gall por volta de1800, e muito popular no século XlX, está agora desacreditada e classificada como uma pseudociência humana.
A fisiognomia é a ciência de conhecer o caráter de um ser humano, de suas habilidades e de seu intelectopartir de seus trações exteriores. Teve inicio no século XVlll, baseada no trabalho do teologo Johannn LAvater.
O Mesmerismo caracteriza-se por uma técnica terapêutica criada pelo médico Franz Anton Mesmer, que consiste em utilizar o "magnetismo animal" como fonte de cura. Mesmer acreditava ser o corpo humano dotado de uma força magnética que funcionava como os imãs usados pelos físicos.
* Como era o processo de conhecimento proposto por John Locke? Explique.
R: John Locke seguia a linha tradicional do empirismo, que admite que todo conhecimento vem da experiência e é determinado pelas impressões vindas da sensação dos sentidos e não de um fundamento inteligível inato.
* Como o autor definia sensação e percepção?
R: A percepção é um processo psicofisiológico por meio do qual o sujeito transforma as diversas impressões sensoriais ( os estímulos), previamente transportados aos centros nervosos, em objectos sensíveis conhecidos. A sensação é um processo fisiológico de ligação do organismo com o meio, através dos órgãos sensoriais.
* BENJAMIN & LUDY (2009:26) afirmam que “a linguagem, na audição e nos outros sentidos, reflete a consciência de que os mundos físico e psicológica não são a mesma coisa”. Explique o enunciado.
R: O ato de falar já faz com que o sujeito crie consciência