HIstória Psicologia - Psicanálise
Alunas: Sonia Mara Ebers, Suely Moiale da Rosa Rocha
Professor: Elton Chiaradia
1. Defina, de acordo com BENJAMIN & LUDY (2009), o objeto de estudos e a importância, à Psicologia, das seguinte correntes:
a. Frenologia - o objeto de estudo da frenologia é o carater, características da personalidade e traços de criminalidade através da forma da cabeça. A importância para a psicologia, é o fato desta pseudo-ciência estudar as diferentes faculdades mentais e o comportamento, colaborando na história da psicologia.
b. Fisiognomia - seu objeto de estudo são os traços fisiognômicos, da face de um indíviduo, pois através dele é possível ter uma avaliação do caráter de uma pessoa, de seu intelecto e suas habilidades. Porém não desapareceu, mas se mostrou consideravelmente irritante para os psicólogos que tentavam estabelecer a legitimidade de sua ciência no mundo dos negócios.
c. Mesmerismo - consistia em aliviar sintomas clínicos e psicológicos passando imãs sobre o corpo de pacientes, mais tarde sendo "descoberto" que era possível aliviar os sintomas com as mãos, como se fosse um poderoso imã. A importância à Psicologia se dá por causa da "cura" que se acreditava ter para a depressão e outros males psíquicos, como fobias... Baseavam-se em técnicas de hipnose e na indução de sugestões durante os estados hipnóticos.
2. Explique a relação entre o processo de conhecimento proposto por John Locke e o processo da percepção proposto pelo cognitivismo.
John Locke propõe que no processo de conhecimento de um indivíduo, existem as ideias que nos fazem ter conhecimento através das experiências que tivemos com sensações e reflexões. Como no processo de percepção pelo cognitivismo, também existe a ideia de sensação e percepção. Na percepção o processo de conhecimento é através da sensação e da percepção, ao contrário de Locke.
3. BENJAMIN & LUDY (2009:26) afirmam que “a linguagem, na audição e nos outros sentidos, reflete a consciência de que os mundos