Determinação de densidade
A densidade define-se como a proporção existente entre a massa de um corpo e seu volume, ou seja, a propriedade de matéria correspondente à massa por volume (d=m/v). Esta pode variar de acordo com a temperatura e a pressão atmosférica. A densidade é uma propriedade física importante e de ser utilizada para distinguir um material puro de um impuro; ela também pode ser utiliza na identificação e no controle de qualidade de um determinado produto industrial, bem como ser relacionada com a concentração de soluções A densidade de um sólido pode ser determinada pesando-se e em seguida determinando-se o seu volume. Caso o sólido apresente forma irregular, determina-se a massa do sólido e então se transfere o mesmo para um instrumento volumétrico graduado apropriado, como por exemplo, a proveta, parcialmente cheio com água. Já para determinar-se a densidade de líquidos, assim como a de sólidos mede-se a massa e determina-se o volume; porém nesse caso mesmo uma alteração relativamente pequena já é capaz de alterar consideravelmente o valor da densidade.
II – Objetivos
Conhecer os diferentes métodos para determinação da densidade de diferentes tipos de substâncias.
III – Método Experimental
3.1 PARA DETERMINAR A DENSIDADE DE UM SÓLIDO
Foi pesado um parafuso com auxilio de balança de precisão, para determinar sua massa, em seguida foi colocado em uma proveta de 100ml com água na quantidade de 80ml para determinar seu volume.
Obtendo os dados da massa do parafuso,foi determinado o volume da proveta com água e o volume da mesma com o parafuso.
Foi repetido o procedimento para testar a reprodutibilidade da medida. Não esquecendo de secar muito bem os objetos antes de repetir a medida.
3.2 DETERMINA A DENSIDADE DE UM LÍQUIDO
Foi pesado um picnômetro vazio e determinado a sua massa, em seguida foi colocado água no mesmo e pesado novamente para obter sua massa.
Foi medida a temperatura ambiente, com auxilio de um termômetro, juntamente com