resumo motricidade humana
Manuel Sérgio Vieira e Cunha nasceu no dia 20 de Abril de 1933, na cidade de Lisboa. É um filósofo, professor, educador, ativista e político português. É sócio da Associação Portuguesa de Escritores e autor e coautor de 37 livros e de inúmeros artigos, em revistas nacionais e estrangeiras. É professor catedrático convidado aposentado da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa. É atualmente presidente do ISEIT (Instituto Piaget - Almada) a mais de dez anos. É sócio fundador da Sociedade Internacional de Motricidade Humana e da Sociedade Portuguesa de Motricidade Humana. Foi presidente da Assembleia Geral do Clube de Futebol "Os Belenenses" e vice-presidente da Direção deste mesmo Clube.
Motricidade Humana – Contribuições Para Um Paradigma Emergente
Entendemos que, a área da Educação Física sempre esteve cheia de metodologias e teorias que não têm coerência epistemológica. Por isso, o autor sugere uma nova ciência que nos leve a ter uma compreensão diferente sobre o Homem. Então, surge a Ciência da Motricidade Humana que nos permite ter um conheciment do Homem como um todo, não vendo ele somente como a soma das partes, mas sim como um ser na sua plenitude em tudo o que o rodeia e o influencia.
Para isso, o autor recorre à fenomenologia e à hermenêutica no intuito de dar sentido a esta nova ciência do Homem. Mas para isso, é necessário fazer uma ruptura com a ideia que até então imperava e abandonar o modelo clássico de racionalidade o paradigma cartesiano. Esta necessidade se fez mais presente na área da Educação Física e Desporto, pois existe um grande problema no fato de esta não ter uma fidelização com o seu objecto de estudo que é o Homem.
Segundo o autor há muitas teorias e olhares diferentes do homem e sua totalidade. No pensamento da fenomenologia e da hermenêutica não se