PI VI
A Capilaridade é uma propriedade dos fluidos de se aderir à uma superfície e subir ou descer por ela. As raízes das arvores podem ser chamadas de tubos capilares, por onde a agua consegue subir até a superfície ou descer através dos vazios do solo e se armazenar nele (agua capilar), para subir à superfície nos tempos de seca.Na figura podemos ver a concentração de agua nos canais capilares, localizados na parte mais escura do solo, e as raízes indo em direção à eles.
Fig 1. Raizes indo à direção do solo mais escuro
A agua sobe pelo tubo capilar até que a pressão interna deste se equilibre com a pressão externa, ou seja até que o peso da coluna d’agua , influenciado pela gravidade, se equilibre com a força da ascensão da capilar (força da agua para subir). Há ainda outros fatores físicos que influenciam nesse equilíbrio, como diâmetro do tubo capilar, tensão superficial da agua, peso especifico da água e o ângulo de contato. A altura capilar pode ser calculada pela fórmula:
Onde:
T=Tensão superficial r=Raio do tubo γ=densidade da agua
A tensão superficial é resultado do encurvamento que o fluido faz ao entrar em contato com o tubo. A curvatura varia conforme o material do tubo. A tensão superficial é resultado da coesão das moléculas do fluido e da adesão do liquido à superfície do tubo.
CAPILARIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL
A capilaridade por se tornar uma patologia da construção civil. Quando a construção é realizada abaixo do lençol freático por exemplo, a umidade do solo é absorvida pelo alicerce e pelos tijolos da edificação, subindo pelas paredes causando problemas como mofo e em casos mais graves corroendo a estrutura da edificação. Para solucionar esses casos utiliza-se uma manta polimérica como isolante entre a agua e a edificação.
Fig 2.Ferragem de edificação atingida por infiltração
Fig 3. Impermeabilização mal executada
SIFONAMENTO CAPILAR
A agua pode escorrer através dos vazios do solo, o que é chamado de percolação. Em barragens a