Concluindo Nosso Estudo
Homens e mulheres, com pouca instrução escolar, 3ª idade, pessoas com necessidades educacionais especiais, adolescentes em conflito com a lei, os privados de liberdade, assalariados rurais, agricultores, povos da floresta, indígenas, afro-descendentes, pescadores, ribeirinhos que tiveram uma passagem curta e não sistemática pela escola. as dificuldades que o analfabeto acaba superando diante das experiências vivenciadas, a diferença entre Alfabetização e Letramento.
Alfabetização é quando se aprende a ler e escrever,ou seja,se apropria da codificação e decodificação da escrita e letramento é quando a pessoa é capaz de utilizar na pratica social .
Ainda é importante considerar a contribuição de Paulo Freire, para com a EJA, as características de sua proposta de alfabetização e as questões ligadas ao período da Ditadura Militar.
Com a Ditadura Militar muitos programas de alfabetização de adultos desapareceram,
Surge o MOBRAL – Lei n. 5.379/1967,
Proposta desconsiderava a migração rural-urbana.
Valorizava o modelo industrial, seguindo padrões capitalista de produção e consumo.
Objetivo:escolarizar muitos, com pouco recurso – baixo custo operacional.
, os encaminhamentos metodológicos, descritos nas Diretrizes Curriculares Nacionais que tratam sobre a EJA, as discussões realizadas sobre a educação no Sistema Prisional e Medidas Sócio-educativas.
Assim como a professora Vilze mencionou busquem nos materiais (livro, web aulas e tele-aulas) : identificar o papel social da escola e do professor da EJA relacionar a identidade do aluno da EJA com as dificuldades que o analfabeto acaba superando diante das experiências vivenciadas diferenciar Alfabetização e Letramento rever a contribuição de Paulo Freire para com a EJA, as características de sua proposta de alfabetização e as questões ligadas ao período da Ditadura Militar ler os encaminhamentos