APS Aeroportos
BRUNO DE OLIVEIRA SOUSA: B4978J-8
EMERSON MANOEL GARCIA RIBEIRO RA: B42AHB-3
JOSEANE MEDEIROS DOS SANTOS RA: B184DH-0
RONALDO ADRIANO MONTEIRO DE ALMEIDA RA: B49814-5
WILLIAM JOSÉ S. CARVALHO RA:B4981E-2
APS:CÓRREGO DA ESTRADA MUNICIPAL JOAQUIM GONÇALVES DA SILVA
(SÃO JOSÉ DOS CAMPOS)
Trabalho apresentado como aproveitamento na disciplina de APS ministrada pelo professor Monqueiro do Curso de Engenharia Civil da Universidade Paulista – UNIP, São José dos Campos.
UNIVERSIDADE PAULISTA
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2014
RESUMO
Para o estudo do escoamento em canal aberto, deve‐se primeiro considerar um canal longo e uniforme (mantêm constantes a forma e a declividade) como de rios, córregos, etc. Esse estudo é de grande importância para se obter o possível controle do consumo, e avaliar a disponibilidade dos recursos hídricos e também se planificar a respectiva gestão da bacia hidrográfica.
Palavra-chave: Escoamento em Canal aberto.
ABSTRACT
For the study of the flow in open channel, one should first consider a long and uniform channel (maintaining constant the shape and slope) as rivers, streams, etc. This study is of great importance to obtain the possible consumption control, and assess the availability of water resources and also to plan their river basin management.
Keywords: Flow in Open Channel
INTRODUÇÃO
O estudo das leis que regem o escoamento da água em condutos livres é a hidráulica de canais abertos.
Citando por exemplo, quando a água flui em declive em qualquer conduto com superfície livre. Para analisar o escoamento em canal aberto, deve‐se primeiro considerar um canal longo e uniforme (mantêm constantes a forma e a declividade). Os elementos essenciais do perfil são o fundo do canal, a superfície da água e a linha do gradiente de energia (EGL). A linha do gradiente hidráulico (HGL) coincide com a superfície da água. Cada uma dessas linhas tem uma declividade, que pode ser igual