Phmetria
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
BACHARELADO EM BIOMEDICINA
ALUNO:
Anthony Alves
BIOFÍSICA
Recife – PE
2011
Introdução
Potencial Hidrogeniônico, mais popularmente conhecido pH, é usado para indicar acidez, neutralidade ou alcalinidade. Para se fazer a mediação exata do pH se usa o método eletrométrico ou pontenciométrico, que é feita a partir de aparelhos denominados pH-metros ou pontenciométricos. Para se medir a basicidade ou acidez da solução posso também utilizar o método colorimétrico, que se dá pelo uso de indicadores, porém não vou conseguir definir com exatidão o pH.
A medida do Ph se dá através de uma escala de 0 a 14, quando o pH se encontra abaixo de 7 a substância é dita como ácida, quando o pH é 7, neutra, e quando está acima de 14, básica. O pH considerado ótimo para que se ocorra a maioria das reações no nosso organismo se localiza entre 4,0 e 6,0. Então é válido ressaltar que a mudança brusca do pH pode acarretar danos nas reações, por isso se faz uso das reações tampões para que a variação do pH seja mínima, para que não haja prejuízos ao meio.
Procedimentos experimentais
Objetivos gerais
Aprender a manusear o pH-metro, aparelho pelo qual vou medir com exatidão o pH.
Observar como a adição de um indicador vai alterar a coloração da substância e como vai me ajudar a identificar o pH aproximado.
Verificar como a adição de um componente pode interferir no pH de uma solução
Metodologia
* Primeira etapa
Equipamentos: pH-metro e agitador magnético
Vidraria: oito tubos ensaio, uma pipeta de 10 ml e um Becker de 10 ml
Soluções: solução A (fosfato ácido de sódio NaH2PO4), solução B (fosfato básico de sódio Na2HPO4), solução tampão de pH 7,0 e solução tampão de pH 4,0.
Outros: estante para tubos de ensaio, água destilada, papel absorvente.
* Segunda etapa
Utilizou-se os oito tubos de ensaio com as oito soluções da primeira etapa; o vermelho de fenol e ao final, uma solução