Relatório de pHmetria
Introdução
Ainda que alguns contaminantes da água possam ser gases ou líquidos, grande parte da carga contaminante é sólida. O teor de sólidos numa água refere-se à quantidade de matéria suspensa ou dissolvida presente nessa água, podendo afetar negativamente sua qualidade.
Definições importantes que dever ser consideradas no estudo dos sólidos: Sólidos totais: Material remanescente na cápsula após a evaporação parcial da amostra e posterior secagem em estufa à temperatura escolhida, até massa constante. Resíduo filtrável ( Sólidos dissolvidos): Porção do resíduo total que passa por filtro de porosidade de 1,2 µm. Resíduo não filtrável (Sólidos suspensos): Porção do resíduo total retida no filtro de porosidade de 1,2 µm. Resíduo fixo (sólidos fixos): Porção do resíduo total , filtrável ou não filtrável , que resta após a calcinação a (550 ± 50) 0C por 1 hora. Resíduo volátil (sólidos voláteis): Porção do resíduo total, filtrável ou não filtrável, que se perde na calcinação da amostra a (550 ± 50) °C por 1 hora (NBR 10664/Abr 1989).
A classificação dos sólidos pode ser química ou física. Fisicamente eles são classificados segundo suas dimensões: sólidos dissolvidos possuem dimensões inferiores a 2,0 , que provém naturalmente do desgaste das rochas ou, em maior quantidade, de despejos domésticos e industriais; e os com dimensões superiores a esta, são chamados sólidos em suspensão, proveniente do carregamento de solos pelas águas pluviais e efluentes domésticos e industriais.
Quimicamente, os sólidos são classificados em voláteis e fixos. Os sólidos voláteis são os que se volatilizam a temperaturas inferiores a 550°C, sejam estes substâncias orgânicas ou sais minerais que evaporam a esta temperatura. Os sólidos fixos são aqueles que permanecem após a completa evaporação da água, geralmente os sais.
O teor de sólidos dissolvidos