Ph e tampões
A estrutura de muitas moléculas presentes na composição celular são extremamente sensíveis a variações do pH. O nosso pH(seres humanos) deve ser mantido em torno de 7,4.
Um dos exemplos da importância do pH na fisiologia celular é dado pela sua interferência na atividade das enzimas catalisadoras de todas as reações químicas celulares. Muitas destas reações processam-se com a liberação ou captação de prótons do meio aquoso em que estão dissolvidas as substancias na célula. Mas o valor do pH é mantido fixo.
Cada ser vivo consegue manter e fazer a manutenção do pH ideal graças a existência dos sistemas-tampão. Bronsted definiu ácido como substâncias capazes de doar prótons e bases como substancias capazes de recebê-los, e, o sistema-tampão é formado por ácido fraco, ou sua base fraca. As soluções contém um componente ácido e um básico fazendo com que os tampões sejam capazes de impedir grandes variações e que resistam a mudanças do pH, evitando que moléculas no interior da célula sofram alterações estruturais que possam vir a influenciar sobre suas atividades biológicas.
Uma solução tampão, solução tamponada ou simplesmente tampão é aquela solução capaz de manter aproximadamente constante o valor do seu pH, é adicionado à ela um ácido ou base ou quando uma diluição ocorre. Podemos dizer que a concentração do íon Hidrogênio não sofre grandes alterações devido à adição de substâncias ácidas ou básicas.
As velocidades de reações bioquímicas em plantas ou animais são sensíveis a variações de pH, ou porque são afetados equilíbrios críticos ou, mais frequentemente, porque a velocidade de uma das etapas do mecanismo de reação é muito alterada pela mudança do pH do meio de reação.
2. OBJETIVOS
- Conhecer como funcionam detalhadamente o pH e Tampões;
- Verificar que o tamponamento impede grandes variações de pH;
- Observar como funcionam os Indicadores;
- Entender como é o pH no corpo humano e como funciona o tamponamento do sangue;
-