pH e tampões
Inicialmente foi construída uma escala padrão de pH. Para a construção desta escala foram necessários oito tubos de ensaio, numerados de 1 a 8, nos quais foram adicionados 9 mL de água destilada em cada. Posteriormente, utilizando o conta gotas foram distribuídas cinco gotas do indicador universal para todos os tudo de ensaio.
Em seguida, preparou-se outra bateria de quatro tubos de ensaio, enumerados de 1 a 4. Nos tubos de número 1 e 3 foram adicionados 10 mL de água destilada, e logo em seguidas 5 gotas do indicador universal em cada um. Aos tubos 2 e 4, foram adicionadas 1 mL de solução tampão pH 7, mais 9 mL de água destilada e cinco gosta do indicador universal, respectivamente.
Logo depois, foi adicionado 1 mL das soluções tampão para cada tubo de ensaio preparado na primeira bateria. Primeiro, com a utilização da pipeta associada ao uso da pêra foi recolhida 1 mL da solução tampão pH3 e posta 0tubo de ensaio numero 1, no segundo tubo foi adicionada 1mL de solução tampão pH4,fazendo uso do mesmo processo