Ph e solução tampão
PH pH é o símbolo para a grandeza físico-química 'potencial hidrogeniônico'.
Essa grandeza (potencial hidrogeniônico) é um índice que indica o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma substância líquida.
Substâncias ou meios ácidos são aqueles com excesso de carga positiva, e alcalinos são aqueles com excesso de carga negativa.
Usamos uma unidade de medida desta acidez ou alcalinidade que chamamos de "pH". Assim, existe uma escala de pHs que varia de zero a 14, onde: pH = zero → indica o máximo de acidez ou carga positiva; pH = 7,00 → indica a neutralidade; pH = 14 → significa o máximo de alcalinidade ou carga negativa.
O conceito foi introduzido por S. P. L. Sørensen em 1909. O "p" vem do alemão potenz, que significa poder de concentração, e o "H" é para o íon de hidrogênio (H+).
O bioquímico Sørensen, usava este conceito para facilitar seus trabalhos no controle de qualidade de cervejas.
pH x homeostasia
Homeostasia é a constância do meio interno
Ø equilíbrio entre a entrada ou produção de íons hidrogênio e a livre remoção desses íons do organismo.
Ø o organismo dispõe de mecanismos para manter a [H+] e, conseqüentemente o pH sanguíneos, dentro da normalidade, ou seja manter a homeostasia .
Escala de pH – Escala de Poh
Do mesmo modo pode-se definir o pOH em relação à concentração de íons OH-. A partir da constante de dissociação da água que tem o valor de 10-14 à temperatura de 298 K (25 °C), pode-se determinar a relação entre o pOH e o pH pH é o indicativo da concentração de íons H+ e pOH a concentração de íons OH-
Soluções tampão
Soluções tampão são soluções que atenuam a variação dos valores de pH (ácido ou básico), mesmo com adição de pequenas quantidades de ácidos ou bases.
Tampão » qualquer substância que pode reversivelmente, se ligar aos íons hidrogênio.
Um dos sistemas tampões mais importantes é o do sangue, que permite a manutenção das trocas gasosas e das