Ph e poh
Usaremos os valores de pH e pOH para sabermos se uma solução é ácida ou básica. Uma solução é ácida quando a quantidade de moléculas do íon H+ for maior que a quantidade de moléculas de OH-. Caso a quantidade de OH- seja superior a de H+, a solução será uma base.
Como calcular essas quantidades? Vamos em frente!
Vamos ver como ocorre a ionização da água:
Sendo assim, a constante de ionização (veja o tópico sobre constante de ionização) da água fica:
Dividindo, podemos cortar o OH com a água; sobrará um H da água. Resta-nos, então, o H3O dividido por H; isso vai dar H2O, que pode ser representado por HOH. Ou seja, 1 íon H+ e um íon OH-.
Como o grau de ionização da água é muito pequeno, a concentração de mol/L da água é praticamente constante. Por isso, podemos considerar que o produto Ki . H2O também dará uma constante. A esta chamaremos Kw (o “w” vem de water). Visto isso, temos que o produto iônico da água (Kw) pode ser assim definido:
sendo que os colchetes significam “concentração” e Kw só varia com a temperatura.
Sabemos experimentalmente que, a 25ºC, em cada 1 litro de água, apenas 1,0 x 10-7 mol sofre ionização, produzindo 1,0 x 10-7 mol de H+ e 1,0 x 10-7 mol de OH-. Ou seja:
Baseado nisto, podemos dizer que o produto iônico total da água (Kw) a 25ºC é:
1,0 . 10-7 + 1,0 . 10-7 = 1,0 . 10-14
Portanto:
Meios neutros, ácidos e básicos:
Como dissemos logo no começo, um meio ácido é aquele que possui maior quantidade de íons H+ dissociados e o meio básico é o que possui a maior quantia de íons OH- dissociados. Ora, um meio neutro só pode ser aquele em que as quantidades de íons H+ e OH- dissociados são iguais.
Exemplo: Se um determinado meio tem [OH-] = 1,0 . 10-5 mol/L e [H+] = 1,0 . 10-9 mol/L, qual será seu caráter (ácido, básico ou neutro)?
A quantidade de OH- é maior, portanto, o meio é básico.
pH e pOH:
Para calcular a acidez ou basicidade de um meio de maneira mais fácil,