Lucíola - anáise de leitura

2292 palavras 10 páginas
| Ano: 2º ano | TurmaD | Aluno: Natalia de Castro Amaral | Data: 17/03/2013 | Professor: Alexandre | Ensino Médio | Disciplina: Literatura |

Roteiro de leitura e análise
Livro Lucíola

1. Bibliografia
José de Alencar (1829-1877) é um dos mais famosos escritores do romantismo brasileiro. Desde a infância José apreciava a leitura, a vida sertaneja e a natureza, sob influência do sentimento nativista que o pai revolucionário lhe passava, após terminar a faculdade de Direito começa a escrever livros indianistas, os que renderam mais sucesso foi O guarani e Iracema, mais tarde publica romances urbanos e regionalistas que tiverem grande êxito como Senhora, Diva e O sertanejo.
2. Resumo do enredo
Em cartas que a destinatária, Sra. G.M, Paulo Dias, o protagonista/narrador/missivista, conta a história de seu relacionamento com uma mulher, explicando inicialmente que não o fazera de viva voz em virtude de, na ocasião de uma visita a que alude, estar presente a neta da própria destinatária, uma menina de 16 anos.
Logo após ter chegado ao RJ, procedente de Olinda, em 1855, com cerca de 25 anos, Paulo foi convidado por um amigo, o Sr. Sá, a acompanhá-lo à Festa da Glória, quando lhe atraíra a atenção uma jovem e bela mulher que, de início, em sua simplicidade de provinciano adventício, não identificara como cortesã ( ou prostituta).
Ao ver Lúcia, assim se chamava a mulher, tivera a impressão de já conhecê-la. De fato, à noite lembra-se de que, realmente, já a tinha visto antes, no dia mesmo de sua chegada ao RJ, em um carro elegante puxado por dois fogosos cavalos, e exclamara então para um companheiro de lado: "Que linda menina! Como deve ser pura a alma que mora naquele rosto!" e que gentilmente, após, alcançara-lhe o leque que deixara cair na rua.
Lúcia era, assim, uma mundana de rara beleza e suave aspecto, que faziam parecer uma jovem inocente. Pelo menos, essa foi a impressão de Paulo e que o levou a apaixonar-se, mesmo depois de saber quem era

Relacionados