ph e neutralidade
A escala, a seguir, apresenta as diversas faixas de pH para a criação de peixes nas condições climáticas do Nordeste brasileiro. A faixa adequada vai de 7 a 8,5; o pH satisfatório varia de 6,5 a 9,5; as outras faixas não são boas para a criação.
A demanda mundial por carne de peixe implica em melhoramento de novas espécies. Para escolha por espécies para melhoramento genéticos é necessária algumas características zootécnicas, como : rápido crescimento e informações sobre reprodução
e características de mercado.
Um programa de melhoramento genético baseia-se na diversidade genética intra e interpopulacional, que resultará em novos fenótipos produzidos.
Para a escolha de uma espécie de peixe e melhoramento genético, há critérios a serem propostos como:
A espécie possuir potencial natural de crescimento;
Conhecimento sobre a distribuição da variabilidade genética da espécie na natureza;
A espécie apresentar rendimento de filé, sem a presença de espinhos em forma de “Y” (mioceptos);
A espécie possuir aceitação no mercado para competir com outras espécies já estabelecidas comercialmente;
A produção da espécie ser economicamente vantajosa. Todas essas questões devem ser consideradas para que uma espécie de peixe possa se tornar um produto agrícola de valor agregado.
Nas pisciculturas brasileiras já podem ser encontrados diversos híbridos, como cruzamento entre o pintado e a cachara e as hibridizações entre espécies do mesmo gênero. Recentemente têm-se produzido também híbridos