Quimica Analitica Preparando Solução Tampão
O tipo mais importante de solução mista é a solução tampão, uma solução em que o pH tende a permanecer o mesmo, ou pelo menos não se altera apreciavelmente após a adição de bases ou de ácidos fortes. As soluções tampão podem ser formadas por um ácido fraco e um sal formado pela reação desse ácido com uma base forte, ou, então, por uma base fraca e um sal formado pela reação dessa base com um ácido forte. As soluções tampão são usadas sempre que se necessita de um meio com pH aproximadamente constante. Elas são preparadas dissolvendo-se os solutos em água.
Um tampão sempre contém duas partes, de modo que ele possa neutralizar tanto um ácido quanto uma base. Desta forma, seguindo o princípio de equilíbrio de Le Chatelier, quando um ácido ou base é adicionado, o equilíbrio é deslocado, fazendo com que a solução permaneça em relativa neutralidade.
Um tampão ácido é uma solução aquosa de um ácido fraco e sua base conjugada na forma de sal. Ele estabiliza soluções no lado ácido da neutralidade, ou seja, soluções com pH < 7.
¬ pH = pK + log [base conjugada] [ácido] Um tampão básico é uma solução aquosa de uma base fraca com o seu ácido conjugado na forma de sal. Ele estabiliza soluções no lado básico da neutralidade, ou seja, soluções com pH > 7.
¬ pH = 14 – pK – log [ácido conjugado] [base]
Se for adicionada uma base ao sistema, a concentração da base deve ser somada á concentração da base do tampão e subtraída da concentração do ácido. Se for adicionado um ácido, a concentração do ácido deve ser somada á concentração do ácido do tampão e subtraída da base.
2. Objetivo
Preparar soluções de tampões, verificar a resistência á mudança de pH por adição de solução e determinar a concentração final de cada tampão ácido ou básico.
3.